Identidade visual é tão importante para as pequenas empresas quanto para grandes nomes. De fato, muitas marcas corporativas tentam parecer mais com as pequenas empresas a fim de apelar aos consumidores que preferem apoiar marcas independentes.
Muitos proprietários de pequenas empresas já entendem que a marca é essencial para o seu negócio, mas um número surpreendentemente elevado deles realmente não sabem o por quê. Eles reconhecem a ligação entre empresas de sucesso e marcas fortes e desejam construir uma marca que proporcione o sucesso para si próprios. E eles entendem que a marca não é apenas um logotipo ou como seu negócio é percebido externamente. Mas muito poucos percebem que marcas de sucesso refletem o coração do negócio. Branding é uma maneira de definir o seu negócio para si mesmo, sua equipe e seu público externo.
Branding pode ser entendido como identidade de negócio, considerando que ele envolve a essência do que o seu negócio representa, seus valores e não apenas a sua aparência, fachada e coisas assim.
Os consumidores estão tão esclarecidos atualmente que podem facilmente enxergar através da maioria das tentativas de empresas que preocupam-se em criar uma aparência no seu caminho para as vendas.
Os benefícios que uma marca estrategicamente definida pode proporcionar são mais ou menos os mesmos de quando duas pessoas se apaixonam. Quando os clientes se conectam emocionalmente — porque eles compartilham os mesmos valores e crenças de uma marca — enxergam melhor a diferenciação e compreendem melhor a marca. Isso também leva à lealdade e pode até proteger seu preço quando os concorrentes contam com descontos promocionais para impulsionar as vendas. Pode também dar-lhe a plataforma ideal a partir da qual você poderá construir novas linhas de produtos e ampliar a sua oferta original.
Aqui estão dez dicas sobre como implementar com sucesso o branding para o seu negócio.
- Comece definindo sua marca.
Reveja o produto ou serviço que sua empresa oferece, localize o espaço no mercado que ocupa e investigue as necessidades e preocupações emocionais e racionais de seus clientes. Seu perfil de marca deve promover o seu negócio, conectar-se com sua base de clientes e diferenciá-lo no mercado.
- Ao construir sua marca, pense nela como uma pessoa.
Cada um de nós é um indivíduo cujo caráter é composto de crenças, valores e propósitos que definem quem somos e com quem nos conectamos. Nossa personalidade determina como nos comportamos em situações diferentes, como nos vestimos e o que dizemos. Claro que para as pessoas é intuitivo e é raro você considerar o que seu próprio personagem é, mas quando você está construindo uma marca é vital ter essa compreensão.
- Considere o que está direcionando o seu negócio.
Em que acredita, qual é o seu propósito e quem são seus heróis de marca. Essas coisas podem ajudar a estabelecer seu posicionamento de marca e informar a identidade e o caráter para as comunicações de marca.
- Procure construir relacionamentos a longo prazo com seus clientes.
Não fantasie a sua oferta e nem aumente as expectativas. Isso resulta em promessas quebradas. Crie confiança com branding honesto – seja claro sobre o que a sua empresa é, fiel aos valores que irão impulsioná-la todos os dias.
- Fale com seus clientes com um tom de voz consistente.
Isso ajudará a reforçar o caráter do seu negócio e vai esclarecer a sua oferta para que os clientes estejam conscientes sobre exatamente “o que” esperar da sua oferta.
- Não repita a mesma mensagem da mesma maneira de forma repetitiva.
Procure fazer com que as suas mensagens-chave trabalhem juntas para construir uma identidade coerente.
- Não tente imitar a aparência das grandes marcas.
Tente esculpir sua própria identidade distintiva. Há uma grande tendência de consumo de marcas independentes, e várias empresas estão de fato tentando simular uma sensação de independência para conquistar parte desse mercado. Marcas verdadeiramente independentes podem alavancar seu status para atrair clientes que procuram algo mais original e autêntico, alinhados com o que sentem sobre si mesmos.
- Seja inovador, corajoso e ousado – defenda algo que você acredita.
Grandes marcas são sobrecarregadas por grandes camadas de burocracia, impedindo-as de ser flexíveis e de reagir às necessidades em constante mudança de seus clientes. Isso pode tornar difícil o esforço de ser ousado com sua marca e deve ser tomado como uma vantagem da sua marca sobre os concorrentes que agem desta forma.
- Sempre considere sua marca quando se comunicar com os clientes.
Não dilua o seu posicionamento de marca com descontos indiscriminados. Tente oferecer mais, ao invés de cortar os preços. As promoções são uma oportunidade para reforçar a sua missão de marca.
- A velha mania de carimbar seu logotipo em tudo não o levará a lugar nenhum.
O futuro da marca é fluido e atraente – respeite a inteligência dos seus clientes, não dando tudo de imediato. Gere alguma curiosidade e permita-lhes descobrir mais sobre a sua marca. Esta é a maneira de promover os embaixadores que se deleitam em dizer às outras pessoas o que descobriram.
Para receber mais insights como este, inscreva-se agora mesmo.
Bee. JointBee. Hands On.
Adaptado a partir do original de Dan Einzig da Mystery.