Biblioteca

7 Ferramentas para medir seus resultados em Marketing Digital.

Hoje não tem desculpa para não medir a origem de todos os leads e clientes que se relacionam com sua empresa através de meios digitais. Existem dezenas de programas gratuitos e alguns pagos que relatam a origem de cada centavo investido em marketing digital.

Os programas produzem uma infinita possibilidade de informações. No entanto, não se deixe seduzir pela amplitude, defina no máximo 10 métricas (SAIBA +) que você julgue estratégicas e que possa atuar sobre elas, melhorando a otimização dos investimentos.

Estas informações não devem servir somente de apoio, mas sim de iluminação e inspiração para deixar os seus investimentos de marketing cada vez mais eficientes. Vamos a elas (clique nas logomarcas se desejar acessar o website de cada ferramenta):

  1. GOOGLE ANALYTICS (GRATUITO):

Ferramenta para acompanhamento dos fluxos de navegação e interações dentro das plataformas digitais da marca, como sites e hotsites. Através de seus relatórios é possível identificar as páginas mais acessadas, áreas de maior interesse, desempenho do processo de compra e frequência do acesso, por exemplo. Uma das possibilidades mais interessantes é a de identificação da origem do acesso – seja de mídia paga ou orgânica.

  1. ADSERVERS (PAGO):

São ferramentas para tracking de mídia online que permitem acompanhar o volume entregue, identificar a cobertura, alcance e frequência dos impactos, além de permitir realizar otimizações em tempo real. Comumente possuem negociações baseadas no volume de entrega da mídia (CPM).

  1. FACEBOOK INSIGHTS (GRATUITO):

Ferramenta do próprio Facebook disponibilizada para quem gerencia uma página corporativa na rede social. Permite o acompanhamento do alcance das ações, número de interações e performance das publicações.

  1. SEEKR (PAGO):

Ainda relacionado às redes sociais, existem ferramentas que auxiliam na gestão dos canais sociais da marca, controle das interações com os usuários e mapeamento das menções espontâneas sobre a empresa, como o Seekr, que tem como modelo negócio a assinatura mensal/anual.

  1. COMSCORE (PAGO):

Ferramenta de planejamento de mídia online que permite acompanhamento da audiência e avaliação do perfil dos usuários que acessam um determinado site ou página. Auxilia tanto para a escolha de veículos para a compra de mídia, quanto para o acompanhamento dos concorrentes.

  1. GOOGLE INSIGHTS FOR SEARCH (GRATUITO):

Serviço do Google que indica tendências de busca de usuários sobre determinados assuntos e palavras-chave. Apesar de bastante simples, pode ser valiosa para identificar comportamentos de busca dos usuários, como sazonalidade e intensidade.

  1. INTELIMIDIA (PAGO):

Serviço de tracking de telefone para avaliação de performance de campanhas offline através do volume de ligações geradas através de um determinado anúncio/veículo.


Particularmente, tenho usado um aplicativo muito eficiente que integra grande parte de tudo o que eu preciso para executar e gerenciar minhas estratégias de marketing através da web ou de meios digitais como e-mails, por exemplo:

8. RD STATION: O RD STATION é hoje disparado a melhor e mais eficiente escolha tanto para quem está apenas começando, quanto para quem já é expert no assunto.

Quais são os objetivos da sua empresa? Quais são as métricas (SAIBA +) que podem representar esse sucesso? Tem alguma dúvida sobre esse assunto? Gostaria de saber a quantas anda o seu posicionamento na web? Solicite GRATUITAMENTE um diagnóstico completo de suas estratégias digitais. Faço isso para você e ofereço uma série de orientações para você por em prática imediatamente. Sem nenhum custo.

Compartilhe estas dicas nas mídias sociais e vamos juntos construir uma história de sucesso para a sua empresa.

BEE. JOINTBEE. HANDS ON

Compartilhe essa publicação!

Últimos Posts

Siga nossas Redes Sociais