Biblioteca

Os 7 comportamentos essenciais do líder que faz!

Os líderes normalmente são pessoas tomadas pela motivação intelectual de cada nova ideia. São conceituadores articulados, mas não estão interessados em como fazer acontecer.

Muitos não compreendem o que precisa ser feito para converter uma visão em tarefas específicas, pois seu pensamento de alto nível é muito amplo. Eles não cristalizam o pensamento ou preveem os obstáculos. Não sabem como escolher as pessoas com habilidade para executar. Sua falta de envolvimento os priva de um julgamento consistente sobre as pessoas, o que só se adquire com a prática.

Estas são palavras duras, de alguém que vem analisando o comportamento de grandes empresas em todo o mundo para encontrar respostas para um problema cada vez mais frequente: a falta de execução. Em seu livro “Execução” Ram Charan apresenta o resultado de uma ampla pesquisa sobre o comportamento das empresas com performance de execução abaixo da média e o que você leu acima é um resumo da sua conclusão.

O excesso de envolvimento de todos com as definições estratégicas nas empresas pode gerar uma paralisia organizacional muito prejudicial.

A execução deve ser um elemento-chave na cultura da empresa, afinal ela é uma forma de expor a realidade e agir sobre ela, o que em geral nos leva a diálogos mais consistentes do que os que temos encontrado dentro das organizações que enfocam exageradamente as discussões de nível estratégico.

Observando com atenção Charan identificou alguns comportamentos frequentemente encontrados nas pessoas que exercem uma liderança capaz de conduzir a empresa a execução de suas estratégias e planos de ação.

Antes de tudo, esses líderes reconhecem que sua função deve ser deve ser delegar as tarefas e fazer follow-up. Em inglês, há uma sigla: MBWA – Management By Walking Around. O significado reforça o ponto anterior, e também reforça os comportamentos a seguir:

  1. Conheça seu pessoal e sua empresa. Uma grande barreira a execução surge quando o processo de delegação apresenta falhas relacionadas com o desconhecimento da equipe ou quando subestimamos os obstáculos do dia a dia.  Os líderes não estão onde a ação está. Não tem contato com a situação competitiva real e não estabelecem relacionamentos pessoais, que geram comprometimento e responsabilidade.
  2. Insista no realismo. O realismo torna a vida desconfortável pois faz com que as pessoas encarem seus pontos fortes e principalmente seus pontos fracos e dificuldades.
  3. Estabeleça metas e prioridades claras. Líderes que executam se concentram em algumas poucas prioridades claras que todos podem entender. Pessoas precisam de um pequeno número de prioridades (3-4) para obterem resultado.
  4. Conclua o que foi planejado. Metas claras e simples não significam nada se ninguém as levar a sério. Pessoas devem ser responsabilizadas pelo resultado.
  5. Recompense quem faz. Se você quer que as pessoas produzam resultados específicos, precisa recompensá-las a altura – incentivos e respeito baseados no desempenho.
  6. Amplie as habilidades das pessoas pela orientação. Uma das partes mais importantes do trabalho do líder é passar seu conhecimento e experiência para a próxima geração de líderes. Observar em ação e dar feedback qualificado, franco e sincero. Fazer as perguntas certas força as pessoas a pensar, descobrir e buscar soluções. Traz a realidade à tona.
  7. Conheça a si próprio e mantenha Firmeza Emocional. Aceitar pontos de vista opostos, encorajar e aceitar desafios, compreender e lidar com seus pontos fracos, ser firme para tomar decisões sobre pessoas que não estão desempenhando bem.

Porém sair do conceito para os detalhes fundamentais pode ser um longo caminho!

Construir uma cultura de execução depende diretamente da ação de uma liderança exemplar, e uma última dica sobre como esta liderança deve agir é:

  1. DEIXE CLAROS OS RESULTADOS DESEJADOS.
  2. DISCUTA ABERTAMENTE A FORMA DE OBTER ESTES RESULTADOS – ORIENTAÇÃO É FUNDAMENTAL.
  3. MANTENHA ATIVO O CONJUNTO RECOMPENSA, ORIENTAÇÃO, PUNIÇÃO, PROMOÇÃO, DEMISSÃO.

Executar firmemente a posição de liderança reflete o tom que desejamos obter no cumprimento das atividades dos liderados. Nada é capaz de substituir a figura de um líder-que-faz no dia a dia da organização. Conheça o modelo de trabalho da JointBee. Consultoria HANDS ON do diagnóstico à execução.

BEE, JOINTBEE. HANDS ON.

Compartilhe essa publicação!

Últimos Posts

Siga nossas Redes Sociais