Durante toda a nossa vida, tanto pessoal quanto profissional, estamos naturalmente em contato com mentores. Na maior parte das ocasiões, sem notar.
É interessante observar que muitos dos nossos mentores são notados apenas quando o nosso convívio se distancia. Talvez isso aconteça porque o processo de mentoria, quando bem aplicado, é um modo sutil – mas muito eficaz – de compartilhar experiências e enriquecer as carreiras profissionais dos mentorados.
O objetivo do mentor é provocar questionamentos, contribuir com novas perspectivas e expertise, além de evitar que os novos empreendedores ou profissionais cometam os mesmos erros cometidos por eles no passado.
Tiago Azevedo, Fundador do Circuito Startup, conta que durante uma viagem conversou 10 minutos com um empreendedor e ao final da conversa ouviu que tinha mudado a vida daquela pessoa. Foi quando percebeu que 10 minutos de conversa com uma pessoa mais especializada acelera e muito o aprendizado do empreendedor e então resolveu trazer essa ideia para o Circuito – veja mais em http://www.circuitostartup.com/.
A mentoria vem sendo reconhecida mundialmente como um dos melhores métodos para desenvolvimento individual em diversas dimensões da vida, inclusive o trabalho e a carreira. É uma relação pessoal de desenvolvimento na qual uma pessoa mais experiente ou com mais conhecimentos ajuda a orientar uma pessoa com menor experiência.
Esse processo pode ocorrer de modo natural, informal. Para entender isso, basta você lembrar os relacionamentos que foram marcantes na sua vida, a ponto de lhe sinalizarem os melhores caminhos ou potencializá-lo para mudanças. Provavelmente, vários desses relacionamentos tenham sido de mentoria.
Mas como tirar proveito deste tipo de relacionamento?
Bem, existem duas maneiras de se beneficiar disso: uma delas ocorre quando você tem o privilégio do convívio com um mentor. É preciso estar preparado para estas ocasiões, e atento para não deixar as oportunidades passarem em branco.
Segundo Jane Miller, fundadora do www.janeknows.com, algumas dicas são úteis para que o mentorado aproveite ao máximo suas oportunidades de mentoria.
Aqui vão elas:
- Respeite o tempo dele: a melhor forma de fazer isso é estar preparado com perguntas específicas.
- Faça o follow-up você mesmo: afinal depende de você manter o relacionamento ativo e interessante.
- Pergunte como você pode ajudá-lo: isso indica que você reconhece que a relação entre mentor e mentorado não deve ser uma via de mão única.
Mas há outras maneiras de receber mentoria. Há os programas pagos, as oportunidades de envolvimento com empresas de consultoria que possuem ampla experiência em uma área específica e até mesmo mentoria pela internet.
O ponto mais importante é lembrar que o interesse profissional de cada um determina em grande parte o surgimento de tais oportunidades, que podem transformar uma carreira e que sem dúvida fazem a diferença no mercado de trabalho.
Para saber mais a respeito, ou até mesmo descobrir de que modo a JointBee pode ajudar no desenvolvimento de sua carreira profissional com mentoria em marketing, entre em contato ou visite jointbee.com/produtos/insights e conheça o modelo de trabalho que pode transformar o seu negócio e a sua carreira.
BEE, JOINTBEE. HANDS ON.