A pandemia criou inúmeras mudanças sociais, econômicas e tecnológicas, e tentar dar sentido a 2020 para servir como uma base para as projeções de 2021 pode parecer uma tarefa impossível, mas na verdade muitas dessas mudanças não foram fundamentalmente novas. A pandemia agiu como um catalisador para acelerar comportamentos que já estavam em andamento, e potencializar seus impactos na economia.
Em nenhum outro lugar isso é mais evidente do que na crescente integração dos consumidores com a tecnologia digital em todos os aspectos de suas vidas – incluindo e-commerce, entretenimento, educação e até mesmo telemedicina.
No ano passado, também houve um impulso mundial por justiça social, o que teve implicações para marcas em todo o mundo. Cada vez mais, os consumidores estão exigindo um posicionamento social da parte das grandes empresas e marcas. Os efeitos desses catalisadores externos não vão desaparecer logo. Para se preparar para 2021, e além, os profissionais de marketing precisarão adotar a agilidade em vez da certeza, tornar os dados e análises parte de seus processos de negócios e fornecer aos clientes uma experiência mais pessoal e integrada – tudo isso enquanto tranquiliza e lembra o público de que sua empresa continua acertando o básico.
Como é possível saber tudo isso? O Google analisou bilhões de consultas de pesquisas realizadas em 2020, bem como o comportamento do consumidor, pesquisas e entrevistas, e encontrou 5 insights importantes. Vamos apresentá-los e interpretá-los no nosso próximo post!