O departamento de marketing é constantemente acusado. Pelos altos gastos com comunicação, inovação ou todo o processo de gestão das marcas, pela falta de visão comercial de curto prazo, pelo baixo nível de interação com os problemas do dia a dia. E mais, pelo excesso de preciosismo na condução de seus planos, pela muita paixão pelos “COMOS” e pelo pouco apego aos “O QUÊS”.
Se você trabalha no departamento de marketing sabe bem do que estou falando. Se você é da equipe de vendas talvez até tenha dito isso algum dia. Mas a questão é saber por que isso acontece e como evitar que isso continue.
Em todas as relações institucionais, uma empresa envolve-se com 3 pontos fundamentais:
- Propósito
- Envolvimento e
- Comprometimento
Quando consideramos o departamento de marketing e suas relações institucionais dentro de uma companhia isso não é diferente.
Portanto, é de acordo com estas 3 perspectivas que precisamos avaliar a questão. E eu gostaria de ajudar você com isso (SAIBA COMO).
Bem, um dos problemas é o PROPÓSITO. E o PROPÓSITO se reflete nas justificativas e nas notícias. Como assim?
É comum ver o líder de marketing da empresa justificando suas iniciativas através da demonstração de índices como top of mind, brand awareness, alcance da comunicação ou índice de satisfação do consumidor.
Ao final de uma grande campanha, seu desejo é demonstrar o quanto ela foi bem conduzida, bem idealizada. Isso geralmente é feito através de apresentações bem elaboradas sobre a mecânica promocional e a ideia inovadora que está por trás dela. Mas estes são os MEIOS e não os FINS.
E em última análise são os fins que nos interessam.
Substitua indicadores como a quantidade de fãs na rede social pela quantidade de leads gerados pela sua campanha digital. A quantidade de cupons emitidos pela sua promoção pela taxa de crescimento de itens vendidos ou pela ampliação do mix de produtos vendidos. Enfocar o objetivo do investimento é mais importante do que os meios pelos quais o objetivo será alcançado.
O departamento de marketing deve ser pragmático. Tanto quanto é o significado do seu próprio nome.
Uma boa tradução para o termo marketing é: a ação contínua de construção de mercado. Este é o propósito que move o profissional de marketing.
O melhor profissional de marketing é aquele capaz de encontrar meios de se obter de forma mais eficiente um resultado comercialmente comprovável. E nisto está o segredo para a sinergia entre ele e a equipe de vendas de qualquer empresa: UM ALINHAMENTO DE PROPÓSITOS.
Cada departamento agindo segundo suas responsabilidades, mas todos em busca de um mesmo fim.
O departamento de marketing deve ser capaz de colaborar com a equipe de vendas gerando leads qualificados, ampliando a compreensão do consumidor sobre as características dos produtos de forma concreta, agindo para que os processos comerciais sejam cada vez mais eficientes.
Ao divulgar seus resultados, evite a tentação de demonstrar os meios e corra para os fins. Indicadores de resultados sobre o investimento (ROI) que deem uma clara visão do sucesso são muito mais importantes do que detalhar os meios para obtê-los.
Seja um profissional de marketing HANDS ON com a equipe comercial. E a JointBee pode ajudar você neste desafio. Se quiser saber mais sobre como mudar seu mindset e conquistar cada vez mais sinergia comercial para o seu departamento de marketing, entre em contato com a gente. Vamos resolver juntos este problema!
No próximo post falaremos sobre a questão do ENVOLVIMENTO. Cadastre-se para receber um aviso e não perder esta série de 3 posts sobre um novo departamento de marketing.
Inscreva-se e continue recebendo insights como este.
BEE. JOINTBEE. HANDS ON.