Biblioteca

Desenho da Proposta de Valor, na prática

Às vezes você se sente como se devesse contar com ferramentas de melhor qualidade para ajudá-lo a criar valor para seus clientes e negócio? Bem, existem ferramentas muito simples que o ajudarão a fazer disso uma verdadeira rotina.

Recentemente tive esta experiência vezes com meus clientes. Enfrentando um desafio enorme de reinvenção de negócios, depois de concluirmos que os seus clientes estavam mudando radicalmente a forma como viam valor em seus produtos e serviços, ousamos repensar o modo como eles estruturam suas propostas de valor e envolvemos toda a empresa em um amplo processo de redesign.

Quase 10 novos produtos ou linhas de produtos foram encontrados em cada uma das empresas, o que é um número enorme para qualquer tipo de negócio.

Mas como fizemos isso?

3 passos são necessários para que um esforço como este traga resultados expressivos para o seu negócio. Vamos descrevê-los aqui:

I. OBTENHA CLAREZA

Organize de forma simples as informações sobre o que os clientes desejam, de modo a tornar os padrões de criação de valor facilmente visíveis.

O resultado é que você conceberá, com mais eficácia, propostas de valor e modelos de negócios rentáveis, direcionados às tarefas, perdas e ganhos mais importantes dos seus clientes.

II. ALINHE OS INTEGRANTES DA EQUIPE

Faça com que a sua equipe tenha uma linguagem comum para superar o blá-blá-blá, desenvolva conversar mais estratégicas, aplique exercícios criativos e fique alinhada.

Essas ações resultam em reuniões mais agradáveis, cheias de energia e produtividade, além de foco na tecnologia, produtos e recursos voltados à criação de valor para os seus clientes e o seu negócio.

III. MINIMIZE O RISCO DE UM FIASCO

Teste, à exaustão, as hipóteses mais relevantes que fundamentam suas idéias de negócio, de modo a reduzir o risco de fracasso.

Isso lhe permitirá buscar idéias ousadas e arrojadas, sem ter de zerar a conta bancária. Os processos empregados para moldar novas idéias serão ajustados à tarefa e vão complementar os processos já existentes, que o ajudam na condução do seu negócio.

Estas 3 características do processo baseiam-se totalmente no Canvas de Proposta de Valor, de Alex Osterwalder, criador do modelo consagrado Business Model Canvas e permite que você crie e melhore propostas de valor para virtualmente qualquer empresa, em função de qualquer mercado.

Se você está…

  • cansado de focar demais em produtos e recursos, em vez de criar valor para os seus clientes;
  • decepcionado pelo tanto que tem falado sobre propostas de valor nas suas reuniões sem realmente conseguir resultados concrretos;
  • preocupado pelo fato de que o seu processo de desenvolvimento de produto não empregue uma metodologia mais focada no cliente;
  • arrasado com a falta de clareza da última apresentação sobre aquela nova proposta de valor;
  • impressionado com a falta de diálogo entre desenvolvimento de produto, vendas e marketing;
  • inseguro, sem saber se todos na equipe têm a mesma compreensão sobre o que realmente é uma proposta de valor.

… então a metodologia do Alex é para você.

COMO ELE FUNCIONA NA PRÁTICA?

O Canvas de Proposta de Valor tem dois lados. Com o Perfil do Cliente, você esclarece a compreensão do cliente. Com o Mapa de Valor, você descreve como pretende criar valor para aquele cliente. Você consegue o Encaixe entre os dois quando um atende ao outro. Simples e objetivo, embora exija uma compreensão profunda sobre um e outro lado. E é exatamente nisso que se concentra a importância desta metodologia.

Business Model Canvas

Reinvente-se antes que as condições do mercado o obriguem a fazê-lo, porque pode ser tarde demais. Renove a forma como você tem falado sobre como atender verdadeiramente as necessidades de seus clientes. Alinhe o seu pessoal em torno do que realmente importa. Desenhe o seu Mapa de Valor de acordo com o Perfil do seu Cliente e ganhe produtividade, relevância e um ambiente de negócios muito mais lucrativo.

PARA RECEBER MAIS INSIGHTS COMO ESTE DEIXE O SEU E-MAIL LOGO ABAIXO.

E se desejar falar mais a respeito, entre em contato.

BEE. JOINTBEE. HANDS ON!

Compartilhe essa publicação!

Últimos Posts

Siga nossas Redes Sociais