Biblioteca

Como conquistar novos clientes sem ter um único vendedor?

Vender mais depende de oferecer mais. A venda é uma estatística: quanto mais eu ofereço, mais pessoas reconhecem meus produtos e maiores as chances de que algumas delas façam uma compra.

No mundo dos serviços (produtos intangíveis) isso fica mais claro porque a realidade é um pouco mais severa. Em geral, as pessoas não prestam muita atenção as empresas de serviços, suas ofertas e diferenciais quando ainda não estão realmente dispostas a comprar uma solução. Em muitos casos elas não estão conscientes de que têm um problema e por isso não percebem as soluções disponíveis no mercado.

Se você vende um produto tangível, como uma loja de sapatos por exemplo, ainda que alguém esteja desatento (passeando em um shopping por exemplo) o apelo do produto, seu design ou até mesmo a marca podem chamar a atenção e, por incrível que pareça, levar a comprar por impulso algo que não seja realmente prioritário no momento.

Esta pequena introdução comprova que a venda de serviços é um desafio e tanto.

A maior parte dos empresários começa pensando em contratar uma equipe de vendas. Por um lado, isso está correto afinal ele está pensando em aumentar a oferta do seu produto, e como tudo é uma questão de estatística, parece que vai dar certo. Porém, isso custa caro. E não só isso, a venda de produtos intangíveis depende de um discurso muito hábil, padronizado e bem elaborado, o que requer vendedores qualificados e principalmente… TEMPO.

Tempo para que o comprador compreenda a oferta, para que dê a atenção devida ao assunto e para concluir que a ideia é realmente boa e representa uma solução para os seus problemas.

MAS TEMPO É O ARTIGO MAIS ESCASSO DO MUNDO HOJE EM DIA.

O que você precisa considerar é que boa parte deste tempo está sendo gasto (ou investido) na internet, e por isso é lá que você deveria estar para se encontrar com o seu potencial comprador. A internet e os meios digitais como os e-mails, mídias sociais, vídeos online e podcasts são BARATOS, EFICIENTES, FLEXÍVEIS e quando bem utilizados pouparão MUITO TEMPO do seu potencial cliente.

Imagine a diferença entre um vendedor que sai a procura de um novo cliente batendo nas portas, procurando em listas ou usando sua rede de relacionamentos (finita), e uma “máquina de vendas automática“ que através de conteúdos e informações relevantes para os seus potenciais clientes atraia a sua atenção, capture informações relevantes para aproximar-se cada vez mais até culminar com um contato pessoal para uma oferta, um orçamento ou até mesmo uma venda.

A diferença entre atuar exclusivamente no mundo físico (vendedores) e usar o mundo virtual (marketing digital) é enorme. Hoje em dia, com tanta facilidade de acesso a informação, é bem provável que o seu cliente ideal procure a sua empresa e não o contrário. Portanto, você precisa encontrar meios de estar disponível e facilmente “encontrável”.

Finalmente, considere o seguinte:

  1. A facilidade de acesso a informação pelo seu potencial cliente faz com que ele seja mais ativo na busca de soluções.
  2. Se a sua empresa não estiver entre as potenciais soluções você está fora do mercado.
  3. Seu vendedor tem um alcance limitado, seu discurso é variável e ele custa caro.
  4. A internet é o meio ideal para que a sua marca construa autoridade junto aos potenciais clientes.
  5. Ainda que você não feche uma venda, seu esforço de comunicação com os potenciais clientes através da web é capaz de criar um ambiente positivo para futuros negócios. Sempre!

A sua empresa precisa considerar uma estratégia de marketing digital. Urgente! No próximo artigo vou demonstrar como você pode fazer isso.

BEE. JOINTBEE. HANDSON.

Compartilhe essa publicação!

Últimos Posts

Siga nossas Redes Sociais