Biblioteca

Duas Verdades sobre Posicionamento

Na hora de construir a identidade de uma marca, é preciso ser “cirúrgico”. Isso pode ser difícil, mas é muito importante escolher o que pesa mais. É impossível, para os consumidores, absorver tudo que os gestores querem falar sobre as empresas, e por isso é tão importante ser conciso na hora de definir o seu posicionamento. 

Para te ajudar nesta tarefa, separei dois insights valiosos sobre posicionamento: 

  1. Posicionar é abrir mão: Ao escolher uma posição no mercado, a marca está de certa forma abrindo mão de outras posições que poderiam ser interessantes e rentáveis para seu negócio. Mas então, por que abrir mão? Por que não tentar abraçar o maior número de pessoas e mercados possíveis com a minha marca? Por duas claras razões: porque as pessoas não conseguem absorver várias ideias sobre uma mesma coisa e porque se dilui a força de uma mensagem quando se multiplica em várias. 
  1. Se você não se posiciona, seu concorrente te posiciona: O silêncio de uma marca é muitas vezes o que abre espaço para as pessoas te posicionarem de alguma forma. Na ausência da voz oficial da marca, ideias são associadas a elas, muitas vezes até pela ação do seu concorrente. Quando ele se posiciona como jovem, se sua marca não propõe alguma outra ideia, ela fica automaticamente vista como antiga. Ou seja, a ação do concorrente posiciona não só a marca dele, mas também a nossa, caso nos omitamos de comunicar e trazer algo relevante para ocupar essa gaveta mental do consumidor. Afinal, você quer se posicionar ou quer que o concorrente te posicione?  

Um ótimo exemplo de case de sucesso é o da FMU. Ele ilustra muito bem a importância de uma marca bem-posicionada, que ocupa seu espaço, abre mão de estar em outros lugares e também não fica refém de seu concorrente. Clique aqui e confira!  

E saiba que a JointBee está pronta para ajudar a sua empresa a se posicionar da maneira correta no mercado! 

Vamos Juntos? HANDS ON! 

Compartilhe essa publicação!

Últimos Posts

Siga nossas Redes Sociais