Biblioteca

Será que fazer é melhor que pensar?

A gente se reuniu e montou um bom Plano de Crescimento. Tinha tudo: Análise de Mercado, estratégias claras e um Plano de Ações detalhadíssimo. Mas não deu certo.

Meses depois, até anos depois em alguns casos… encontramos vendas baixas ou lucro insuficiente e dizemos: temos que fazer um plano!

Mas o plano já estava lá. Será que estava tudo errado? Você vai ver que na maioria das vezes… não!

Na maioria esmagadora dos casos, não é o plano que estava errado. Planos dificilmente saem errado porque você tem tempo para pensar, pedir ajuda e concluir com atenção. O problema está em duas outras coisas que podem dar muito trabalho e onde o barco geralmente dá água:

A gente não sabe como implementar o plano, ou a gente simplesmente não tentou implementar. Acredite, é aí que vaca geralmente vai pro brejo… na execução!

Para resolver isso, você deveria ter um apego maior pela execução do que pelo plano. Mas o plano tem mais glamour. Tem o dia de apresentar, discutir, e aquela sensação de que a gente descobriu como resolver o problema.

Mas, se depois disso ele não virar realidade, sofrer as correções que sempre aparecerão (até porque no laboratório é uma coisa, mas na vida real é outra), e depositar a energia que todo plano exige, você nunca vai saber se as ideias valeriam a pena.

Pior, não resolve o problema, não aprende a resolver e não evolui o método de resolução da empresa com erros e acertos. Então, meses ou anos depois você vai estar pedindo para alguém fazer um plano que vai te deixar animado mas que não vai servir para nada de novo.

Parece loucura, mas fazer é melhor do que pensar. Não falo de fazer de qualquer jeito, mas de pensar enquanto faz. O que importa é pôr em prática alguma coisa que você acredite que vai resolver o problema, e não pensar demais numa ideia genial que nunca vai para rua.

Depois que alguém inventou a lâmpada não adianta ficar tentando aperfeiçoar a vela. Mas às vezes a gente fica no laboratório teimando em inventar uma vela que queime mais devagar, que dure mais e que ilumine melhor. Prefiro comprar meia dúzia de lâmpadas e sair iluminando a minha casa antes que anoiteça de vez.

E você?

Compartilhe essa publicação!

Últimos Posts

Siga nossas Redes Sociais